DPVAT 2020 TO → Consulta, Valor, Tabela, Como Pagar – (Detran TO)

O número de acidentes de trânsito é grande. O número de vítimas fatais ou não é mais assustador ainda! E, muitas dessas pessoas não possuem seguro de vida, muitas vezes são a fonte de renda de toda uma família. O seguro DPVAT tem o intuito de auxiliar as vítimas e/ou famílias de vítimas de acidentes de trânsito. Anualmente deve ser paga a taxa referente à esse seguro. O DPVAT 2020 TO é obrigatório, portanto todos os proprietários de qualquer tipo de veículo devem pagá-lo.

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres é obrigatório em todo território nacional, no entanto é de responsabilidade de cada estado controlá-lo. Sendo assim, o Detran TO é o responsável por calcular seu valor e cobrá-lo. Para ficar mais claro, continue a leitura e entenda o que é o DPVAT, sua importância e saiba como consultar e pagá-lo:

DPVAT 2020 TO: O que é?

DPVAT 2020 TO: O que é?

Como dito anteriormente, o DPVAT é um seguro obrigatório para qualquer proprietário de veículo, seja moto, carro, táxi ou caminhão. Esse seguro é utilizado em casos de acidentes, auxiliando as vítimas e suas respectivas famílias. Pode ser solicitado para cobrir as despesas médicas durante o tratamento após o acidente. Também para auxiliar nos cuidados com os possíveis danos ou até mesmo a família de vítimas fatais.

Qualquer pessoa envolvida em um acidente de trânsito pode solicitá-lo, mesmo que ela não esteja no carro que causou a batida, como por exemplo em casos onde há atropelamento de pedestres.

O valor anual do DPVAT é baixo, principalmente quando comparado aos benefícios que proporciona. No entanto, é importante sempre frisar que o DPVAT não cobre nenhum tipo de dano material, apenas no tratamento médico das vítimas e/ou em casos de indenização.

O seguro é obrigatório e deve se pago no início do ano. A guia do DPVAT 2020 TO pode ser consultada e retirada no site do próprio Detran TO, junto com o IPVA.

Como consultar DPVAT 2020 TO

Existem duas formas de consultar o DPVAT 2020 TO:

  • Diretamente no site do Detran TO;
  • No site da Seguradora Líder.

Em ambos os casos é preciso ter em mãos o número do RENAVAM e da placa do veículo. Também é preciso do número dos documentos pessoais RG e CPF do proprietário.

A vantagem de fazer a consulta do DPVAT 2020 TO no site do Detran TO, é que é possível consultar outras informações referentes ao veículo, como o IPVA e possíveis multas.

O passo a passo é bem simples, basta acessar o site http://detran.to.gov.br e no campo de “consulta” informar os dados solicitados. As informações desejadas irão aparecer em sua tela, incluído o valor do DPVAT e sua respectiva guia para pagamento.

A Seguradora Líder é a responsável por cuidar dos seguros em todo território nacional. Portanto, também é possível consultar o valor do seu DPVAT em seu site. Basta acessá-lo e informar os dados solicitados.

Valor DPVAT 2020

O Governo de cada Estado é o responsável por estabelecer o valor do seguro DPVAT. Esse pode variar de acordo com alguns fatores, como o percentual de acidentes e o dinheiro disponível para os seguros. Estima-se que a tabela de valores do DPVAT 2020 TO tenha uma redução em todas as categorias. No entanto, ainda não há informações sobre os valores exatos.

Como pagar DPVAT

A guia do DPVAT 2020 TO poderá ser paga em:

  • Agências bancárias;
  • Aplicativos de bancos;
  • Internet Banking;
  • Casas lotéricas.

Para isso, basta apenas fazer a consulta seguindo o passo a passo dos tópicos anteriores e imprimir a guia.

Não paguei o DPVAT 2020 DF, e agora?

O DPVAT é um seguro obrigatório, portanto o proprietário de veículo que não pagar, não poderá fazer o licenciamento anual do veículo. Dessa forma, o carro não poderá trafegar pela cidade ou em estradas. Caso seja pego dirigindo um carro sem licenciamento, o mesmo será aprendido e além da multa, receberá alguns pontos em carteira.

Para retirar o carro será preciso pagar todos os débitos, incluindo o DPVAT, a multa e os dias que o carro ficou no pátio.

No entanto, ao se envolver em um acidente de trânsito sem pagar o DPVAT, saiba que a seguradora irá auxiliar as vítimas da mesma forma. No entanto, é o motorista quem deverá arcar com todos os custos da seguradora.

Deixe um comentário