DPVAT 2020 MG → consulta, valor, tabela, como pagar – (Detran MG)

O DPVAT MG (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre do estado de Minas Gerais) é um seguro obrigatório cobrado de todo dono de automóveis.

A finalidade dessa taxa, que foi criada em 1974, é indenizar vítimas de acidentes de trânsito, cobrindo despesas com assistência médica e suplementar, assim como indenizações e gastos em caso de invalidez ou morte.

É fundamental pagar o DPVAT 2020 MG em dia para evitar problemas no futuro. Conheça, a seguir, possíveis complicações enfrentadas, além de informações especiais para consulta da situação do veículo, valores, tabelas e como pagar.

Problemas enfrentados ao não pagar o DPVAT 2020 MG

A ausência de pagamento do DPVAT 2020 MG impossibilita a realização do licenciamento anual do veículo. Caso o motorista seja pego conduzindo um automóvel não licenciado, ele pode ser multado por agentes de trânsito e ter seu veículo apreendido.

Além disso, há um outro agravante: se o motorista se envolver em um acidente de trânsito com vítimas, ele será obrigado a pagar despesas médicas e indenizações aos envolvidos, gastos que são elevadíssimos e podem complicar sua situação financeira.

Valores e tabelas DPVAT 2020 MG

Os valores do DPVAT MG são atualizados anualmente e costumam variar de R$16 a R$85, dependendo do tipo de veículo, se é automóvel particular, táxi, carro de aluguel, ônibus, motocicleta, entre outros.

As tabelas com valores e datas oficiais de pagamento do DPVAT 2020 MG são divulgadas diretamente no site da Seguradora Líder, no endereço https://www.seguradoralider.com.br/Seguro-DPVAT/Pague-Seguro. Ao acessar, selecione MG no campo de “Estado”, para obter as informações.

Como pagar o DPVAT 2020 MG

O pagamento do DPVAT 2020 MG pode ser feito de duas formas. Uma delas é por cota única (corresponde ao pagamento à vista), sem descontos, paga na mesma data de vencimento da também cota única do IPVA.

Se preferir, é possível parcelar o DPVAT 2020 MG em até três cotas, todas pagas com o IPVA parcelado entre os meses de janeiro e março, conforme estabelecido pela Sefaz (Secretaria de Fazenda do Estado) e Seguradora Líder (responsável pelo DPVAT).

O proprietário do veículo deve emitir a guia de pagamento no site oficial do Detran MG ou Seguradora Líder e quitar a dívida em um dos bancos credenciados, seja pessoalmente ou via internet banking.

Entre os bancos credenciados a receber o pagamento estão o Banco do Brasil, BANCOOB, BMB, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

Veículos que são isentos de IPVA não estão livres do DPVAT 2020 MG. Neste caso específico, o pagamento do seguro deve ser feito no emplacamento do veículo ou no licenciamento anual.

Emissão da 1ª e 2ª via de boleto

O proprietário de automóveis tem à sua disposição duas opções de emissão do boleto do DPVAT 2020 MG. Veja quais são elas:

  1. Pelo site do Detran MG
  1. Pelo site da Seguradora Líder
  • Acesse a página oficial da seguradora em https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br/;
  • Informe o Renavam do veículo, o UF de emplacamento, placa e ano de exercício;
  • Digite o código da imagem gerada pelo site;
  • Clique em “continuar”.
    DPVAT 2020 MG → consulta, valor, tabela, como pagar – (Detran MG)

Consulta da situação do veículo/DPVAT 2020 MG

O dono do veículo pode consultar regularmente a situação do automóvel e do DPVAT 2020 MG diretamente no site oficial do Detran do estado, tudo de forma simples e rápida. Confira um passo a passo para verificar as informações:

  • Acesse o website oficial do Detran MG no endereço; https://www.detran.mg.gov.br/;
  • No menu “Acesso Rápido”, clique em “Consultar a Situação do Veículo”;
    DPVAT 2020 MG → consulta, valor, tabela, como pagar – (Detran MG)
  • Role a página e preencha o formulário exibido, informando a placa e o chassi do automóvel;
  • Selecione o re-captcha “Não sou um robô”;
  • Clique em “pesquisar”.
    DPVAT 2020 MG → consulta, valor, tabela, como pagar – (Detran MG)

A página será atualizada de forma automática e trará informações detalhadas sobre o veículo, incluindo dados sobre o seguro DPVAT, IPVA, licenciamento e pagamento de multas, entre outros.

Se houver pendências inerentes ao DPVAT 2020 MG, bem como qualquer outra taxa do veículo, a página exibirá informações para solucionar esses problemas, orientando o proprietário do automóvel.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

DPVAT 2020 MG → consulta, valor, tabela, como pagar – (Detran MG)

Deixe um comentário